28/07/2017

Observação de Aves – parte1

 photo flamingos1-864x400_c_zpsprlnvyuk.jpg 


Observação de Aves – parte1
Nos 15 anos de história do Grupo Flamingo, a observação de aves (BirdWatching) e a educação ambiental associada a esta prática na natureza tem sido uma constante. Portanto é nos possível dar alguns conselhos para como o fazer correctamente, ou seja, de modo a que se obtenha mais resultados com o mínimo impacto para a vida selvagem.

Primeiro de tudo há que ter algum espírito de aventura e gosto pela natureza, até porque nunca se sabe o que se vai encontrar pelo caminho. Arranjar companhia é muito importante pois 4 olhos ouvidos são melhores que 2, para não falar que é mais desafiante e competitivo. Atenção que grupos muito grandes não são recomendados. Mas o que é essencial lembrar é respeitar o bem-estar das aves, visto que o birdwatching é uma actividade amiga da natureza desde que não haja perturbação do seu espaço e ciclo de vida, há que estar muito atento às nossas acções enquanto os obsevamos. De seguida é crucial estar preparado com o equipamento base, que consiste em:
  • Calçado e roupa confortável e adaptada para as condições climatéricas e terreno envolvente. Tenha em mente que um casaco rosa-choque ou chinelos de praia não vão ser práticos neste aspecto.
  • Binóculos para auxiliar na aproximação visual às aves, pois elas nem sempre estão ou se chegam perto.
  • Máquina fotográfica vai permitir um registo mais fácil para a identificação dos bichos e dos habitats onde eles se encontram.
  • Guia de campo com as aves de Portugal ou da Europa, que estão muito bem ilustrados e com informações adicionais sobre a sua ecologia, canto e descrição.
Fique atento à segunda parte que sairá no próximo mês, onde se falará de como, quando e onde as encontrar, técnicas de observação e ainda mais dicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...